Arranjos Produtivos » Meio Ambiente

Engana-se quem pensa que a cidade de Vila Velha só é rica em belas praias muito procuradas pelos moradores do Estado e turistas. Essa cidade, que é a mais antiga do Espírito Santo, também é rica em fauna e flora, sendo inclusive, cercada pela Mata Atlântica.

Para garantir muita diversão e um contato rico com a natureza para apreciar todas essas belezas naturais é bom conhecer um pouco mais os principais pontos do meio ambiente do município de Vila Velha. O Morro do Moreno, famoso pela prática de rapel, é uma área de bela natureza e fácil acesso. Recebe a frequente visita de pessoas que, além do esporte, não dispensam uma caminhada ao ar livre por suas diversas trilhas. Com 274 metros de altura, está localizado próximo ao centro de Vila Velha. Em sua fauna podemos encontrar uma grande quantidade de pássaros, lagartos e saguis.

O morro em que está localizado o Convento de Nossa Senhora da Penha, monumento religioso e histórico, está cercado pela Mata Atlântica. As principais plantas nativas existentes na Mata do Convento são: Cajasão, Pau d'alho, Pau Sangue, Guapuruvu, Ipesão, Louro, Manjolo, Angico Branco, Quina Preta, entre outros. Existem também várias espécies de animais e aves como, por exemplo, gambá, preguiça, faisão, entre outras.

Ainda percorrendo o rico município de Vila Velha é possível desfrutar de um ótimo local para a prática da atividade de pesca, banho e lazer. A Lagoa de Jabaeté fica em uma extensa área de preservação e possui uma vegetação de restinga de Mata Atlântica. Localiza-se nas proximidades da Barra do Jucu, às margens da Rodovia do Sol e possui uma área de 244 hectares. Sobre sua água, pequenas ilhas de arbustos flutuam e se deslocam a favor do vento. Passou a se chamar Parque Ecológico de Jabaeté com o Decreto Municipal N º 1980/ 82.

Outro lugar encantador formado por manguezais e remanescentes da Mata Atlântica é o Parque Ecológico Espera Maré, conhecido também como Parque Municipal Morro da Mantegueira, que abrange uma território de 140 hectares, área de baixada composta de restinga e terreno alagado, com um conjunto paisagístico atraente. O ponto mais alto do Parque é o Morro da Mantegueira, que possui 80 metros. Nele há um platô, de onde se vislumbra a beleza da entrada da Baía de Vitória e o estuário do rio Aribiri. Apesar de estar localizado em uma área urbana, abriga rica e variada fauna.

Outro ponto considerado um marco geográfico e histórico para o capixaba é o monumento natural Morro do Penedo. Localizado nas proximidades do Porto de Capuaba, possui massa granítica de 135 metros de altitude. Mesmo localizado em uma área urbana, a região abriga fragmentos da Mata Atlântica e uma fauna variada. Para que a população possa desfrutar de toda essa beleza natural, o local está aberto para visitantes e conta com trilhas e sede própria com funcionários para orientar os frequentadores.

A riqueza da fauna e da flora do município de Vila Velha faz dessa cidade uma referência no que diz respeito à preservação do meio ambiente. O empenho em fazer com que o público possa desfrutar do contato com a natureza por meio da abertura de parques ecológicos e outras atividades mostra que a diversidade ambiental pode ser uma ferramenta importante na promoção do turismo.


MANTENEDORAS


Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Asevila

Av. Luciano das Neves, 209, Edf. Dom Estevam, sala 506, Centro, Vila Velha - ES
CEP: 29.100-201 / CNPJ: 09.238.172/0001-72