Arranjos Produtivos » Turismo

As belezas naturais do Espírito Santo fazem da região um lugar atrativo e com potencial para o fortalecimento do turismo. No verão, os municípios litorâneos recebem muitos turistas que, em sua maioria, são mineiros e representam 35% dos visitantes. Os próprios capixabas são o segundo na lista dos turistas, seguidos pelos cariocas e paulistas.

Com localização estratégica na região Sudeste, o território dos capixabas tem área de 43.184 quilômetros quadrados, dividido entre seus 78 municípios que oferecem desde um clima mais quente, característico das praias, até o frio envolvente das montanhas.

O mercado turístico do Espírito Santo tem característica sazonal e experimenta uma variação no ritmo de atividade econômica. De acordo com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), a região é a sexta na liderança em turismo de eventos e negócios.

Com uma localização próxima às principais metrópoles do país, "o Espírito Santo é um estado localizado em uma região estratégica para o segmento logístico nacional. Geograficamente, o estado localiza-se na porção central do país com fácil conexão com as regiões nordeste, centro-oeste e demais estados da região sudeste", segundo o Plano de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha, proposto pela Associação de Empresários do município, a (Asevila).

Esse levantamento aponta, ainda, como os recursos naturais de Vila Velha podem acrescentar ainda mais valor ao mercado do turístico do Espírito Santo, a partir da "criação do centro cultural da Prainha, o investimento na área da Rodovia Darly Santos e Vale Encantado, a construção de um empreendimento hoteleiro do tipo resort na faixa litorânea sul".

Tais possibilidades podem atender os turistas que tiveram fluxo mais significativo nas rodovias capixabas. Circularam 394.238 pessoas na alta temporada de 2008, segundo dados da Setur. Isso influi, também, no turismo de negócios e eventos que aumentou, cerca de, 23,65% em relação a 2007.

Com todo esse potencial, a Asevila entende que o turismo no Espírito Santo tem todas as características para despontar, a cada dia, como referência em roteiros domésticos e de negócios.

O cenário da economia de hoje é, ainda, um grande aliado a essa finalidade, aliado a isso, o crescimento industrial do Estado que está acima da média nacional e tem atraído empreendedores, principalmente, na área de petróleo e gás.


MANTENEDORAS


Espírito Santo em Ação © Copyright 2009, Asevila

Av. Luciano das Neves, 209, Edf. Dom Estevam, sala 506, Centro, Vila Velha - ES
CEP: 29.100-201 / CNPJ: 09.238.172/0001-72